Saiba mais sobre a Contratura de Dupuytren


A contratura de Dupuytren ou moléstia de Dupuytren é uma contratura fixa da mão em flexão caracterizada pelo espessamento da fáscia palmar (tecido encontrado abaixo da pele da mão). Apresenta-se como uma doença hereditária comum onde um ou mais dedos se contraem, isto é, ficam dobrados para dentro da palma da mão.

A causa dessa contração permanece ainda desconhecida. Os homens são mais afetados do que as mulheres e, normalmente, após os 40 anos. Quando as crianças são acometidas, apresentam a forma grave da doença.

Indivíduos fumantes, alcoólatras, que apresentam Diabetes e que usam drogas anticonvulsivantes apresentam maior chance de desenvolver a doença.

• Quais são os sinais e sintomas?

Geralmente, o primeiro sinal da doença começa com um nódulo na palma da mão, próximo ao dedo da aliança ou do menor dedo. O nódulo pode ser confundido com um calo e, normalmente, não apresenta dor. Com a evolução da doença, outros nódulos aparecem, levando a contração dos tendões dos dedos, flexionando-os. O dedo da aliança é, normalmente, o primeiro a ser acometido, evoluindo para o mínimo e depois para o médio.

• Quando procurar um Ortopedista?

Quando observar a presença de nódulos na palma da mão deverá visitar o seu Ortopedista para que ele faça o diagnóstico e tratamento correto.

• Qual o tratamento?

A maioria dos nódulos não cresce a ponto de fazer a contratura dos dedos e por serem indolores, o tratamento conservador é o mais comumente aplicado.

Quando o paciente não consegue colocar a palma da mão toda aberta sobre uma superfície lisa é sinal de que há contratura dos dedos. Neste caso, para corrigir a deformidade, o tratamento de escolha é o cirúrgico. Recorrências da doença após a cirurgia são conhecidas  


Tecnologia do Blogger.