A Fisioterapia e suas aplicações





Muitas vezes a fisioterapia é encarada com preconceito. Muitas pessoas ainda acreditam que ela é "coisa de velho". Porém com o passar do tempo, estudos mais aprofundados deram à fisioterapia a possibilidade de atuar em diversos campos de tratamento de doenças e hoje pode ser amplamente utilizadas para coisas que nós nem imaginamos.

Mas a fisioterapia tem caráter preventivo e de reabilitação e tem a aplicação muito ampla. Existe fisioterapia até para tratar doenças neurológicas, como o mal de Parkinson.

A incontinência urinária também pode ser tratada com a fisioterapia. A fisioterapia uroginecológica é indicada para grávidas, na prevenção de dores e preparação para o parto e para homens e mulheres que têm problema de incontinência urinária e fecal. Nesse tipo de fisioterapia, são feitos exercícios para controlar a musculatura do assoalho pélvico. Hoje ainda são feitas cirurgias em muitos casos, mas alguns conseguem ser sanados com a fisioterapia, que é uma forma muito menos agressiva de resolver o problema.

Outro tipo de fisioterapia é a que trata de problemas respiratórios. Doenças como asma, bronquite e sinusite, que são tidas como incuráveis, podem ter seus sintomas muito atenuados. Nessa especialidade trabalha-se a ação, o diafragma. Os resultados são o alívio da falta de ar e a diminuição no acúmulo da secreção.

Um ramo da fisioterapia que está em desenvolvimento e cada vez mais especializado, a estética. Através de técnicas manuais de estimulação do corpo, é possível melhorar o problema de celulite ao reduzir a fragilidade vascular e eliminar as toxinas das regiões afetadas. Além disso, a fisioterapia estética utiliza a drenagem linfática para pós-operatórios e estética.

Existe também a fisioterapia neurológica, para tratamento de doenças como AVC, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer. Através de exercícios de sensibilidade e de reabilitação e movimentos diários, esse tipo de fisioterapia pode retardar o Parkinson e o Alzheimer e reabilitar um paciente que sofreu uma AVC. O maior benefício desse tipo de fisioterapia  é que ela dá possibilidade do paciente ter uma vida adaptada para as atividades diárias da melhor forma possivel. Para o Alzheimer, especificamente, são trabalhados o raciocínio e a memória, para realizar a ativação de áreas cerebrais.

Existe também a fisioterapia que trata de problemas de sono, como bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e apertamento dos dentes, que estão diretamente ligadas a problemas na mandíbula, como dores e quando ela estala.

Sem dúvida, as mais buscadas são a fisioterapia "convencional" e a RPG (reeducação postural global). A fisioterapia "convencional" trabalha nas dores musculares, ósseas e das articulações, com exercícios de fortalecimento muscular e reabilitação de movimentos. Já o RPG promove um alinhamento do corpo por meio de posturas que melhoram dores nas costas e a própria postura. Em um caso de cirurgia, a fisioterapia convencional é feita antes e após, primeiro para preparar e depois para reabilitar a área operada.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.