Cuidado com a Artrose no Joelho





O joelho é uma articulação do corpo humano e de outros mamíferos. Formada pela extremidade distal do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia (e pela patela (rótula).

O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.

A chave para uma articulação de joelho saudável é a estabilidade da articulação. A configuração óssea, os meniscos, os ligamentos, a cápsula e os músculos que cercam a articulação do joelho produzem a sua estabilidade

Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação vara e valga, e para a rotação interna e externa da articulação do joelho. O ligamento cruzado anterior (LCA) é a restrição predominante ao deslocamento tibial anterior, pois aceita 75% da força em extensão completa e um adicional de 10% (até 90.º) de flexão do joelho. Com esses dados fica evidente que o LCA é o mais exigido no dia a dia de uma pessoa saudável, que pratica esporte por lazer ou profissão.A partir do momento em que a cartilagem articular está degenerada, o tratamento para evitar a progressão dos sintomas é mais difícil. A falta de atitude perante a existência do desgaste articular faz com que perpetue um ciclo vicioso entre o sedentarismo (repouso articular) e o aumento progressivo da dor. Quando mais dói, mais o paciente sentirá confortável em não movimentar os joelhos e vice-versa.

Nas fases iniciais da artrose existem inúmeras formas de alíviar os sintomas e diminuir a progressão da artrose. É errado pensar que um joelho com desgaste deve manter-se imobilizado e em repouso para melhorar os sintomas. Todas as articulações necessitam de movimento, pois renova o líquido articular e melhora as propriedades viscoelásticas do mesmo. Exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura dos membros inferiores são essenciais para a estabilização da articulação do joelho e diminuição da progressão da artrose.

Anti-inflamatórios, analgésicos, infiltração com corticóide eram as únicas alternativas no passado para a melhora dos sintomas. Aualmente existem medicamentos orais e injetáveis que tem como objetivo manter as propriedades bioquímicas e estruturais da cartilagem além de melhorar a viscosidade do líquido articular. Estes fármacos atuam a longo prazo e podem aliviar os sintomas e diminuir ou evitar a prograssão da artrose.

As lesões osteocondrais (lesões focais da cartilagem) e a condromalácea patelar (fissuras na cartilagem da patela) são outras patologias e o tratamento diferencia da artrose degenerativa que geralmente acomete todos os “compartimentos” do joelho.

A cirurgia (artroplastia ou prótese total do joelho) está indicada quando falha todas as formas de tratamento conservador. É uma cirurgia de grande porte com resultados satisfatórios na maioria dos casos, principalmente no alívio da dor, porém com riscos de complicações.
 

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.