Acupuntura ajuda no tratamento de problemas respiratórios




Com a chegada do inverno, o clima passa por mudanças, o que faz com que o surgimento de problemas respiratórios apareça com grande incidência, acometendo adultos e crianças com a mesma intensidade. Geralmente estes problemas levam as pessoas a procurarem os pronto-atendimentos ou os médicos especializados para seus tratamentos. Dependendo do caso podemos ter sintomas de uma simples gripe como também de doenças crônicas que, muitas vezes, impedem que seu portador tenha uma vida normal.

Mediante este quadro, atualmente existe um grande número de pessoas que recorrem aos tratamentos alternativos para prevenção, controle e tratamento destas doenças. A acupuntura aparece neste contexto como um eficiente tratamento complementar para afecções que comprometem as vias respiratórias. 

Nestes casos ela pode ter como efeito a redução de secreções, diminuição de irritação nasal, desobstrução das vias aéreas, diminuição da falta de ar e melhora do sistema imunológico minimizando reações alérgicas, agindo tanto nas fases agudas como no controle dos problemas crônicos.

Cada vez mais indicada como técnica terapêutica, a acupuntura vem ganhando espaço na Medicina Ocidental frente à constatação real de sua eficácia: um número cada vez maior de pessoas recorre à acupuntura como alternativa de tratamento. Sabe-se que muitos dos problemas respiratórios podem estar relacionados à parte emocional e é aí também que a acupuntura é um diferencial nestes tratamentos, agindo positivamente nas doenças que apresentam estas características. 

Partindo do conceito de que a saúde depende da harmonia entre o perfeito estado físico e emocional, a acupuntura através de suas técnicas tem como objetivo o reequilíbrio energético do paciente conseguido em geral pela inserção das agulhas nos pontos específicos do corpo situados em canais chamados de meridianos.

O resultado final é que a acupuntura estimula a cura natural do organismo, promovendo o bem-estar físico e emocional, fazendo com que o corpo funcione melhor e de forma mais saudável. Desta forma, a acupuntura pode ser usada no tratamento da tuberculose, sendo uma grande aliada para ajudar no combate a essa doença infecciosa.

Fonte: Minha vida


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.