O edema




O edema é um acúmulo anormal de líquidos no espaço intersticial (localizado entre os vasos e as células dos tecidos).Os principais mecanismos causadores do edema são o aumento da pressão dentro dos vasos (pressão hidrostática) e a diminuição da concentração de proteínas no sangue (pressão oncótica).Ambos facilitam a passagem de líquidos dos vasos para o espaço intersticial.

Causas

- Insuficiência cardíaca (coração fraco).

- Erisipela (infecção do tecido localizado abaixo da pele, principalmente das pernas).

- Insuficiência venosa crônica (varizes ou veias dilatadas) , trombose venosa profunda aguda (coágulos nas veias profundas das pernas) e linfedema (doença do sistema linfático).

- Doenças dos rins.

- Hipoproteinemia (diminuição da concentração das proteínas no sangue; exemplos: desnutrição e perda de proteínas pelos rins como ocorre na síndrome nefrótica).

- Cirrose hepática (doença do fígado).

- Hipotireoidismo (doença da glândula tireoide).

- Medicamentos.

- Alergias.

- Edema cíclico idiopático (causado por alterações hormonais nas mulheres).

Características clínicas nos diversos quadros de edema

-A insuficiência cardíaca, a doença renal, a doença hepática e a hipoproteinemia, podem causar edema, e para maior dificuldade no diagnóstico, podem inclusive coexistir dentro do mesmo quadro clínico (exemplo: caquexia cardíaca é uma insuficiência cardíaca grave e terminal, associada a desnutrição e diminuição dos níveis de proteínas no sangue).

Antes de ser notado, o edema é precedido por um ganho de peso de 3 até 5 Kg. Por isso , é fundamental que os pacientes com insuficiência cardíaca se pesem diariamente pela manhã , visando monitorar a retenção de líquidos.O edema cardíaco costuma iniciar nos tornozelos, aparecendo no final da tarde (edema maleolar vespertino). Com a evolução do quadro, torna-se ascendente em direção às pernas, coxas e região genital. Em pacientes acamados pode ser mais pronunciado na região sacral. Costuma ser bilateral (inchar as duas pernas). Pode ainda ocorrer a ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal).

Antecedentes de doença cardíaca e a presença de dispneia (falta de ar), costumam estar presentes. O  edema de origem cardíaca é normalmente simétrico, ou seja, afeta as duas pernas e progride desde os tornozelos até as pernas e coxas, podendo atingir a região genital e a parede do abdômen. A dispneia geralmente precede o edema e a ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal).

- A erisipela é uma infecção bacteriana do tecido localizado imediatamente abaixo da pele (tecido subcutâneo), principalmente das penas e em pacientes com varizes crônicas.O edema da erisipela costuma ser unilateral, sendo acompanhado por calor, vermelhidão local, febre e outros sintomas de uma infecção como mal estar e dores no corpo.

- A insuficiência venosa (varizes nas pernas) costuma causar edema mais intenso em uma perna (predomínio unilateral), acumulando o líquido ao longo do dia, e melhorando com a elevação das pernas. É comum a presença de varizes visíveis nas pernas, varicosidades (varizes minúsculas) e outros sinais de insuficiência venosa como úlceras varicosas e o escurecimento da pele das pernas. A trombose venosa profunda aguda (formação de um coágulo de sangue nas veias profundas das pernas) costuma acometer mais uma perna (predomínio unilateral) e ser acompanhada por calor e vermelhidão local. Pode haver um endurecimento das panturrilhas ("batata da perna").

Geralmente há um fator predisponente para a trombose venosa como um trauma, imobilização prolongada (exemplo: pós-operatório de cirurgia ortopédica), insuficiência cardíaca, obesidade, uso de anticoncepcional oral, doença maligna (câncer), doenças do sangue, entre outras. É uma situação potencialmente grave, pois poderá ocasionar um tromboembolismio pulmonar (deslocamento de um êmbolo em direção aos pulmões, obstruindo a sua circulação). O linfedema costuma causar edema, muitas vezes bilateral , cuja característica principal é ser endurecido, tendo pouca ou nenhuma melhora com à elevação dos membros inferiores . Antecedentes de erisipela de repetição são comuns.

- O edema pode ser generalizado (anasarca), podendo ocorrer desta forma na síndrome nefrótica (perda de proteínas através dos rins) ,  cirrose hepática e  insuficiência cardíaca severa . No edema hepático a ascite precede o edema de membro inferior (ao contrário do quadro de insuficiência cardíaca) e geralmente não há dispneia (falta de ar), a não ser que haja restrição respiratória pela ascite volumosa. O edema renal pode acometer a face, sendo acompanhado de disfunção renal e suas alterações laboratoriais (aumento dos níveis de creatinina), além dos sintomas de uremia (fraqueza, náuseas, emagrecimento, coceira e anemia). A principal causa de insuficiência renal no Brasil é a associação de hipertensão arterial e diabete melito.

O edema que acomete a face e envolta dos olhos sugere síndrome nefrótica, gromerulonefrites (inflamação dos rins), hipoproteinemia (falta de proteínas no sangue por perda urinária , desnutrição ou menor produção de proteínas pelo fígado como ocorre na cirrose hepática). O edema angioneurótico (alérgico) e o mixedema (hipotireoidismo severo) , também podem edemaciar a face.

- Diversos medicamentos cardiovasculares podem causar edema (geralmente no tornozelo e nas pernas), devendo ser pesquisados na história clínica.

- O edema cíclico idiopático nas mulheres apresenta um influência hormonal  (varia de acordo com a fase do ciclo menstrual). Não há outras causas que possam justificar esse edema, que afeta mais os tornozelos , pernas e mãos.

Investigação do edema

A base para o diagnóstico correto da causa do edema  é o exame clínico (história clínica e exame físico). Vários exames complementares podem ser solicitados para a investigação como exames de sangue (exemplo: dosagem de proteínas no sangue , dosagem de creatinina para avaliar a função renal, dosagem de sódio , provas de função hepática e da tireoide, etc.) , eletrocardiograma , ecocardiograma (fundamental para o diagnóstico de insuficiência cardíaca), ecografia do abdômen (confirma o diagnóstico de ascite e avalia o estado do fígado e dos rins) , ecodoppler  (ultrassom) do sistema venoso dos membros inferiores (útil para o diagnóstico de insuficiência venosa , trombose venosa profunda aguda e linfedema), entre outros.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.