Saiba tudo sobre Corrente Farádica
A corrente farádica possui impulso de curta duração de modo que ajuda aumentar a tolerância com relação à sensibilidade. Utilizada em casos de estimulação muscular recuperativa e a respiração comandada no efisema, bronquiectasia e asma brônquica.
Algumas considrações sobre esse tipo de correntw:
Para se ter estímulos analgésicos, quanto mais curta for a duração, a pausa mais rápida e sua sucessão mais perto da articulação ocorrerá contração da capa muscular que a envolve. Os estímulos longos seguidos de pausa mais ou menos longa, atuam como bombas de compressão e descompressão, contraindo os músculos grandes e expelindo com ele o sangue que circula na região que se encontra entre os eletrodos.
A utilização de 50-70mseg para transtornos venosos, como estases, edemas pós-traumáticos por inatividade.
EFEITOS FISIOLÓGICOS:
A ação da corrente farádica sobre os nervos motores provoca contração muscular sendo a estimulação sobre o ponto motor a responsavél por maior excitabilidade e contração mais eficiente. Nos nervos sensitivos, produz sensação de comichão ou leve ardência; a nível muscular, produz contração voluntária- trabalho muscular; sobre as fibras musculares, leva ao aumento do volume , melhorando a resistência e foça. No retorno venoso, provoca contração e relaxamento muscular sobre os vasos linfáticos e sangüíneos- provocando melhoras na circulação, aumentando o aporte de oxigênio e a metabolização.(MACHADO,1991).
TRATAMENTO POR IMPULSO COM INCLINAÇÃO VARIÁVEL, IMPULSOS EXPONENCIAIS: se aplica às paralisias de açaõ degenerativa( musculatura de fibras transversais que não respondem às placas terminais motoras). O tratamento fundamenta-se no princípio de dirigir isoladamente cada músculo em tratamento à uma contração rítmica. Com as vantagens de que os músculos degenerados lisos necessitam de um tempo maior de estimulação, não apresentando acomodação respondendo á uma excitação elétrica que alcança sua intensidade máxima progressivamente.
TÉCNICAS DE APLICAÇÃO:
Técnica bipolar:
* despir e examinar a área, testar a sensibilidade;
* posicionar o PC;
* zerar, ligar o aparelho;
* moldar os eletrodos à pele, saturar a esponja em solução de NaCl a 2% ou água morna;
* eletrodo positivo colocado no início do ventre muscular ou origem muscular.
INDICAÇÃO
A corrente farádica é usada quando seu objetivo for de produzir contrações musculares e, somente, quando estas não puderem ser realizadas voluntariamente. A partir do momento que o paciente conseguir contrair seus músculos ativamente voluntária, deve-se substituir a corrente farádica por cinesioterapia.
da forma bipolar: estimulação de grupos musculares (mm grandes e médios);
da forma unipolar: estimulação de um músculo pequeno e estimulação muscular seletiva.
Principais indicações:
Paresias
Atrofias
Reabsorção de edema traumático
Diminuir ou evitar aderência
Melhorar a circulação.
Contra-indicações
Estados febris;
Extremos de idade;
Paralisia espática;
Degeneração do axônio;
Secção do axônio;
Perda de sensibilidade;
Paralisia flácida com reação de degeneração;
Região pré-cordial.