No Youtube 4: Artrite pode aparecer em crianças e adolescentes






O video da vez que pegamos no nosso canal do Youtube é sobre uma reportagem do progrmaa Bem Estar, da Rede Globo sobre a Artrite em crianças e adolescentes.

A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), previamente chamada de artrite reumatoide juvenil ou artrite crônica da infância, refere-se
a um grupo de doenças caracterizadas p or artrite crônica que ocorrem em crianças e adolescentes até os 16 anos. A principal manifestação clínica é a artrite, caracterizada por dor, inchaço e aumento de temperatura de uma ou mais articulações.
A dor pode ser mínima ou inexistente.

Crianças e adolescentes também podem ter artrite reumatóide. Quando a doença tem início antes dos 16 anos de idade toma o nome de Artrite Reumatóide Juvenil. De acordo com o número de articulações envolvidas pela doença nos primeiros 6 meses de história clínica , a artrite reumatóide juvenil pode ser dividida em 3 tipos.

O primeiro tipo chama-se pauciarticular ou oligoarticular porque o número de articulações envolvidas é menor do que cinco, podendo inclusive ser apenas uma articulação, por exemplo o joelho.

O segundo tipo chama-se poliarticular devido ao envolvimento de 5 ou mais articulações. O quadro clínico, neste tipo, assemelha-se muito ao que é visto na artrite reumatóide do adulto.

O terceiro tipo chama-se sistêmico ou doença de Still tendo como característica a presença de dores articulares febre, vermelhidão na pele e aumento de tamanho do fígado e do baço. Este terceiro tipo apresenta um quadro clínico muito exuberante e pode ser confundido no princípio com uma doença infecciosa.

Vamos ao video e ver como esse tipo de artrite pode atingir essa população:



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.