Quatro principais recursos de Eletroterapia utilizados





    A eletroterapia é uma arma importante para os fisioterapeutas tratarem pacientes. Embora haja uma valorização da mão como recurso terapêutico, a gente não pode esquecer esses aparelhos que também facilitam nossa vida.  Falarei agora de 4 equipamentos que são muito utilizados Brasil afora. 

    Tens

    O TENS atua através de mecanismos pelos quais pode inibir a dor momentaneamente. Consiste basicamente de um circuito eletrônico, o qual produz estímulos em frequências variáveis, podendo variar a intensidade destes estímulos, bem como a sua frequência. Estes pulsos podem ser obtidos através de dois ou quatro canais que serão aplicados à superfície do paciente de acordo com métodos e cuidados especiais.

    Suas principais vantagens são: método não invasivo, não tóxico, não causa dependência física ou psicológica, não apresenta efeitos colaterais.
    Possibilidades de uso terapêutico: patologias da coluna vertebral (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias), dores articulares, tendinite, contusões, miosites, etc.

    Ulrasom

    O Ultrassom tem seus efeitos térmicos e mecânicos, age principalmente no processo de cicatrização e reparo das lesões. Como o próprio nome sugere, são ondas de som, são vibrações mecânicas num meio elástico com efeito de micromassagem, aumentando assim o metabolismo celular, o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio. É utilizado para o tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. O tempo de aplicação varia pelo tamanho da área a ser aplicada.

    Indicado onde há limitação dos movimentos, como na artrite reumatóide, o tratamento é muito recomendado para recuperação de patologias causadas pela contração dos tendões, ligamentos e juntas capsulares, como Artroses, periartrites crônicas, mialgias, mielites, miosites, tendinites, bursites, neuralgias, reumatismos, dores ciáticas, contusões, distensões, edemas, torcicolos, etc.

    Ondas Curtas

    A diatermia por ondas curtas (OC) é a aplicação terapêutica de correntes alternadas de alta frequência, como as de rádio, para aquecer os tecidos por conversão. É uma técnica que consiste em elevar a temperatura dos tecidos pela passagem de uma corrente de alta frequência e ondas curtas através de uma região do corpo. O calor é produzido pela resistência dos tecidos à passagem da corrente elétrica

    O efeito espasmolítico, analgésico e hiperemia bem como a estimulação de todo o processo metabólico intracelular e as reações fisiológicas se potencializam conseguindo rápidos resultados.
    Indicado para artropatias inflamatórias degenerativas, que abrange a artrite, bursite, periartrite escápulo-umeral, espondilite, epicondilite e espondilo-artrose, mialgias, lombalgias e torcicolo.

    Laser

    A palavra Laser significa "Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação." Na Fisioterapia é utilizado o Laser LBP (Laser de Baixa Potência).

    O Laser é uma radiação eletromagnética não ionizante, diferente da luz fluorescente ou da lâmpada comum, promovendo efeitos a partir da interação da luz com o tecido, influenciando as respostas celulares tais como estimulação ou inibição de atividades bioquímicas.

    A polarização do Laser permite uma dispersão mínima, ou seja, uma emissão paralela, ao contrário do que acontece com a luz comum. Isto permite focalizar pontos de diâmetro muito pequeno, com uma alta concentração de energia.

    Por meio destes mecanismos, podemos obter respostas terapêuticas como efeitos analgésicos, antiinflamatórios e cicatrizante.

    Dessa forma, a utilização do laser de baixa potência apresenta várias indicações tais como: traumatismos, tendinites, mialgias, neurites, artrite reumatóide, artralgias, paralisia facial, problemas de disfunção temporomandibular, etc..



    Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


    Tecnologia do Blogger.