Saiba mais sobre as Percussões Pulmonares Manuais





http://www.fisioterapia.com/public/files/fckeditor/image/enfisema.jpg

As percussões pulmonares abrangem qualquer manobra realizada com as mãos sobre a superfície externa do tórax do paciente proporcionando vibrações mecânicas, as quais serão transmitidas aos pulmões, gerando mobilização de secreções pulmonares.

Entre as percussões pulmonares mais utilizadas, destacam-se a tapotagem e a percussão cubital, sendo o objetivo de ambas deslocar o muco e permitir o seu encaminhamento para as vias aéreas centrais, facilitando assim sua eliminação.

A tapotagem gera ondas de energia mecânica com a aplicação das mãos em forma de concha ou ventosa sobre a superfície torácica correspondente ao segmento pulmonar a ser drenado, sendo essas ondas transmitidas aos pulmões, provocando um deslocamento das secreções nos brônquios de maior calibre na traquéia, mobilizando-as e produzindo uma excitação das zonas reflexas da tosse.

Para realizá-la o fisioterapeuta deve executar um movimento de flexo-extensão do punho e quase nenhum movimento de cotovelo e nenhum movimento de ombro, percutindo ritmicamente a parede torácica em um movimento de onda, utilizando ambas as mãos alternadamente e em seqüência.

A tapotagem não deve ser aplicada diretamente sobre a pele, fazendo-se necessário a utilização de uma camada de tecido ou roupa para evitar a estimulação sensorial da pele. Deve se ter cuidado para evitar áreas sensíveis, como as regiões anteriores do tórax, ou locais de traumatismo ou de cirurgia e nunca percutir sobre proeminências ósseas, como as vértebras ou a espinha da escápula.

O som produzido pela tapotagem é um indicativo de acerto ou erro de aplicação da técnica. Deve-se causar um som ressonante, semelhante ao "soar de um bumbo", em uma escala sonora bem menor. Não há indicações para a realização da tapotagem em pacientes no período pós-operatório e em pacientes com lesão pulmonar. Os casos de osteoporose, edema agudo de pulmão, fraturas de costelas, cardiopatias, hemoptise e metástase pulmonar estão contra-indicados. Não deve ser realizada também quando há ausculta de ruídos sibilantes indicando broncoespasmo, ou ainda menos de 1 hora após às refeições e em pacientes com hipersensibilidade cutânea.

A percussão cubital consiste em percutir o tórax mediante um movimento de desvio rádio-ulnar com uma das mãos semifechadas. Ela pode ser executada de maneira direta com o terapeuta percutindo diretamente sobre o tórax do paciente ou indireta pela interposição de uma das mãos do terapeuta, a qual ficará acoplada ao tórax enquanto a outra realiza a percussão.

Embora proporcione uma vibração menos intensa, a percussão cubital cria maior estímulo à tosse, uma vez que sua execução requer um movimento mais brusco se comparado a tapotagem.

As indicações e contra-indicações da percussão cubital são as mesmas em relação a tapotagem.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.