Fraqueza de glúteos e a Postura









Os glúteos são divididos em três músculos:

Glúteo máximo: é o maior, mais superficial e tem função primária na extensão do quadril e também é um importante rotador lateral.

Glúteo médio: importante abdutor com 60% da área de corte transverso total dos abdutores, suas fibras anteriores realizam rotação medial e as fibras posteriores rotação lateral.

Glúteo mínimo: é o mais profundo, todas as fibras realizam abdução e as fibras anteriores rotação medial e flexão.

Estes músculos apresentam grande importância na estabilização do quadril, joelho e lombar.


O conjunto de músculos abdominais e glúteos juntos são responsáveis pela estabilização e sustentação do quadril. O Quadril retrovertido (bumbum para dentro) pode causar compressão nos discos vertebrais (hérnias de disco), sobrecarregar a região lombar, causar cifose na região torácica e projetar da cabeça à frente do corpo (deslocamento dos discos cervicais)

O glúteo máximo também atua intensamente na manutenção do tronco ereto. Na posição ortostática (em pé), a extensão completa do quadril é de extrema importância para o alinhamento dos segmentos corporais desta região. Contudo, esta posição de extensão completa pode ser impedida por uma contratura dos flexores do quadril que, consequentemente, adquire-se com a posição sentada por um longo tempo e, também, com a fraqueza generalizada dos extensores do quadril.

POSSÍVEIS SINTOMAS DOS GLÚTEOS FRACOS

Com os glúteos mais enfraquecidos, nota-se um desequilíbrio corporal e a seguinte sequência:
  • Momento Varo
  • Momento de escoliose transitória (compensação com inclinação do tronco contra-lateral)
  • Valgo do Joelho com queda da pelve contra-lateral.

O teste para avaliar um valgo dinâmico é o stepdown test. Na imagem, esta queda contralateral da pelve leva à alteração da postura com assimetrias no corpo gerando sobrecarga nas regiões do joelho (valgo), pé (eversão), quadril (rotação interna e adução) e lombar. Há ainda a possibilidade de desenvolver dor por contraturas, desvios e rotações adquiridas para a compensação da postura.


Todo esse desequilíbrio acontece porque a principal articulação do corpo foi negligenciada. Eu sempre falo que na nossa maquina devemos dar atenção a todas as partes e não apenas treinar aquilo que gostamos de fazer. Principalmente devemos trabalhar nossas fraquezas e isso não é privilegio dos sedentários.

A melhor maneira para corrigir esse problema é focar nos exercícios de estabilização do core (superman, pranchas, abdominais) juntamente com exercícios de fortalecimento da cadeia de músculos posteriores da coxa (glúteos máximo, mínimo, médio e os flexores do quadril).


https://cursoquadril.blogspot.com/2019/04/programa-de-certificacao-completa-de.html

Clique na imagem e saiba mais




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.