Formas de aplicação da Auriculoterapia







A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa (pavilhão auricular).

Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central.

A auriculoterapia é realizada por estímulos. São colocadas pequenas agulhas, parecidas com brincos, na orelha. Elas permanecem na região auricular de três a sete dias e devem ser trocadas semanalmente. Para quem tem receio ou medo de agulhas a auriculoterapia também pode ser feita com sementes de mostarda ou esferas de ouro e prata.

Conheça um excelente curso de Auriculoterapia

O tratamento é indicado para dores em geral, insônia, ansiedade, depressão, obesidade, vícios, dentre outros desequilíbrios. A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés e o crânio. Com a auriculoterapia podemos controlar desde uma dor de cabeça usando o ponto do encéfalo, até auxiliar no emagrecimento, estimulando o ponto da fome.

Formas de aplicação da auriculoterapia

Agulhas – com aparência de uma pequeno brinco, as agulhas são colocadas nos pontos em desequilíbrio e depois cobertas com pequeno pedaço de adesivos ou fita micropore para evitar que caiam.
Ponto esfera – constituído por uma pequena esfera de metal (de ouro e prata) este ponto é aplicado da mesma forma que as agulhas, a diferença é que o ponto esfera pressiona, em vez de furar.
Ponto semente – é uma pequena semente de mostarda, usada da mesma forma que o ponto esfera, com a diferença de que este ponto deve permanecer na orelha por um prazo máximo de quatro dias.
A auriculoterapia pode ser utilizada isoladamente ou combinada com outros tratamentos
É importante ressaltar que diabéticos ou hemofílicos não podem fazer a auriculoterapia por meio de agulhas. Nesse caso se aconselha usar as sementes.
Tem um Curso online excelente que você irá aprender a utilizar a Auriculoterapia como um tratamento para para diversas doenças Você sabia que a OMS (organização Mundial da Saúde) aceita e recomenda o uso da Auriculoterapia como um métodos eficientes e de baixo custo para tratar diversas doenças? Nao perca essa oportunidade de ampliar seu leque de serviços!
Em 2015, a Auriculoterapia foi reconhecida para prática do fisioterapeuta. Clique aqui para ver a resolução.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.