Causas da Disfunção Temporomandibular






Disfunções temporomandibulares (DTM) são um resultado de problemas no maxilar, articulações maxilares e músculos da mastigação. Outro nome comum para esse problema são disfunções da ATM.

A ATM é uma articulação móvel (diartrose), considerada uma das articulações mais complexas e utilizadas do organismo humano, realizando aproximadamente 2.000 movimentos por dia, durante os atos de falar, mastigar, deglutir, bocejar.

       
É possível palpá-la colocando os dedos indicadores logo à frente dos ouvidos e realizando movimentos de abertura e fechamento da boca.

É capaz de realizar movimentos de dobradiça e de deslocamento em torno dos eixos sagital, horizontal e longitudinal (triaxial), sendo classificada como articulação ginglimoartroidal. Há uma ATM de cada lado da face, e elas são responsáveis pelos movimentos de abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização da mandíbula.

A articulação temporomandibular possui algumas peculiaridades: existem duas ATMs, uma em cada lado da face, porém elas só atuam em conjunto, não se movendo de forma independente. 
       
A superfície oclusal dos dentes representa um ponto rígido de fechamento terminal da articulação; a ATM não é revestida por cartilagem hialina como a maioria das articulações e sim por uma camada de tecido fibroso avascular (fibrocartilagem), resistente às forças compressivas.

Causas da DTM

A causa de distúrbios da articulação temporomandibular é desconhecida em muitos casos. Trauma na mandíbula ou conjunta pode desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios da ATM. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destas patologias. Estes incluem:

  • Artrite na articulação temporomandibular
  • Danos na articulação causados por impacto ou idade
  • Ranger os dentes
  • Problemas estruturais presentes no nascimento
  • Estresse e tensão muscular.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.