Importância da Fisioterapia frente ao Covid-19




 
O crescimento exponencial de casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pressiona os sistemas de saúde dos países mais afetados. A covid-19 é uma doença caracterizada por ser agressiva ao sistema respiratório. Com a rápida disseminação do vírus, o número de infectados começa a crescer no mundo inteiro e os casos graves pelo mundo vão aumentando.

Respiradores são máquinas que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente. Um respirador tem uma reserva de ar alimentada com ar e oxigênio.

Como os respiradores são um dos principais instrumentos que auxiliam o paciente internado com suspeita ou confirmação de COVID-19, o fisioterapeuta tem a função de identificar as necessidades relacionadas à terapia respiratória e cuidar da ventilação mecânica do internado, que nada mais é do que a substituição da ventilação normal ,podendo salvar vidas.

A atuação da fisioterapia contribui com o avanço no suporte respiratório dos pacientes em tratamento intensivo sendo um dos principais profissionais responsáveis pelo manejo do respirador que aumenta a chance de sobrevida para aqueles com insuficiência respiratória ou grandes procedimentos cirúrgicos
 
Os pacientes classificados como graves podem ficar em torno de 12 a 14 dias entubados, o que prejudica e muito a respiração espontânea.

Não são todos os casos de hospitalização que requerem ajuda do respirador para suprir oxigênio à pessoa doente. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que, em uma amostra de 1.099 pacientes hospitalizados com o novo coronavírus na China, 6,1% precisaram de ventilação mecânica.
 
Quando um paciente testa positivo para o Covid-19 e tem indicação de alta, as principais recomendações da fisioterapia para o isolamento domiciliar são: manter-se ativo dando continuidade aos exercícios que foram ensinados durante a internação e envolver os cuidadores e familiares no cuidado, para garantir a recuperação da capacidade funcional e o retorno às atividades de vida diária.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.