Hidroterapia como recurso na Fisioterapia em Idosos






A hidroterapia é um excelente recurso da fisioterapia, muito indicado na reabilitação e prevenção de doenças em idosos.

A água é um meio diferenciado e muito apropriado para a prática de fisioterapia em pessoas idosas, permitindo um atendimento em grupo e a facilitação da recreação, socialização e treinos de domínio da água.

Além disso,  ajudam na realização de movimentos diferentes que, sem o empuxo, não seriam possíveis de serem executadas. Sendo assim, alguns benefícios da hidroterapia para idosos são:

  • fortalecimento muscular e aumento da resistência física;
  • alívio da dor e dos espasmos musculares;
  • aumento da amplitude dos movimentos;
  • reeducação de músculos paralisados;
  • melhora no equilíbrio, na coordenação motora e na postura;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • encorajamento para a realização de atividades funcionais.

A hidroterapia afeta o comportamento do idoso, aumentando sua autoestima e confiança com a sensação de ausência de peso e dor, além de ser uma forma de experimentar uma atividade física diferente nunca antes experimentada, além de melhorar toda a parte física.

Em geral, as atividades de hidroterapia para idosos não são muito diferentes das realizadas nas demais faixas etárias, sendo apenas para aqueles pacientes que apresentam restrições físicas devido a determinadas doenças pré-existentes.

Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.