Como a Fisioterapia pode ajudar nas Vasculites




 




A vasculite é uma condição rara desde os vasos microscópicos, artérias ou até as veias. Este processo promove alterações na formação das paredes dos vasos sanguíneos, impactando no fornecimento de sangue para tecidos e órgãos do corpo humano, como rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias, deixando-os sem sangue o suficiente para manter o funcionamento.

As Vasculites Primárias são doenças raras, de causa pouco conhecida, e ocorrem quando o vaso sanguíneo é o alvo principal da doença. O nome e a classificação das Vasculites Primárias dependem principalmente do tamanho do vaso sanguíneo que geralmente é acometido. Entre as Vasculites Primárias, diferenciam-se ainda dois grupos. No primeiro, a vasculite ocorre de forma isolada em apenas um órgão ou tecido. Neste grupo estão incluídas as vasculites isoladas do sistema nervoso central, pele, olhos, etc. No segundo grupo, as vasculites acometem simultaneamente ou sequencialmente, vários órgãos ou sistemas (Vasculites Sistêmicas).

As Vasculites Secundárias são aquelas em que observa acometimento dos vasos, mas esse acometimento está associado a alguma outra condição que pode ter relação causal com a inflamação dos mesmos. É o caso das vasculites associadas a outras doenças auto-imunes, infecções, neoplasias, exposição a drogas, etc.

O tratamento das diferentes formas de vasculite é realizado de acordo com a causa da inflamação e da a gravidade do quadro. Em alguns casos o tratamento é feito com remédios corticoides, como a hidrocortisona, dexametasona, mometasona ou betametasona, por exemplo, além de imunossupressores como azatioprina, ciclofosfamida ou micofenolato. 

No entanto nas vasculites graves, que afetam órgãos, pode ser necessário internamento no hospital e até cirurgia para restabelecer o fluxo de sangue no vaso afetado.

Junto com o tratamento com remédios, a prática de exercícios físicos leves, repouso adequado, alimentação saudável e redução dos níveis de estresse tem se mostrado importante e com ótimos resultados para tratar a vasculite.

A fisioterapia deve ser realizada para  manter algum tipo de atividade física quada  para evitar a rigidez articular, a osteoporose, a fraqueza muscular e a fadiga (e para melhorar a função do sistema imunitário e o bem estar mental!). A fisioterapia e o exercício aeróbico adequa do (sobretudo em água, mas também a marcha lenta) ajudam a relaxar e a manter a função dos músculos e articulações.

Até a próxima!




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.