O nosso segundo coração







O músculo tríceps sural é um músculo de três cabeças localizado na região dorsal da perna. Suas cabeças e corpo determinam a superfície anatômica da panturrilha. Sua inserção, o tendão de Aquiles, é facilmente visível e palpável no calcanhar.

Músculo sóleo: se origina na região superior da fíbula, tíbia e arco tendíneo do sóleo, que se estende entre a tíbia e a fíbula.

Músculo gastrocnêmio: possui sua origem no epicôndilo medial (cabeça medial) e epicôndilo lateral (cabeça lateral) do fêmur. Ele sobrepõe-se quase completamente ao músculo sóleo.

No terço distal da perna tanto o músculo sóleo quanto o gastrocnêmio se fundem em um tendão comum, o tendão de Aquiles, que se insere no calcâneo posterior.

O músculo tríceps sural cruza múltiplas articulações.

Porém, não servem apenas para andar ou ajudar a manter o equilíbrio e a postura, elas tem função importante na circulação sanguínea. São elas que auxiliam o retorno sanguíneo, levam o nosso sangue venoso de volta para o nosso coração.

Cada contração do coração bombeia o sangue arterial para o corpo todo. No entanto, o caminho de volta não é tão simples e fácil, o retorno do sangue venoso das pernas ao coração se dá contra a gravidade. Nesse contexto está a importância da panturrilha, cada contração gerada facilita o retorno do sangue venoso, atuando como uma grande bomba auxiliar. Ao irrigar os membros inferiores, o sangue precisa de uma ajudinha para retornar ao coração, e é aí que entra um mecanismo fantástico chamado de "Bomba Sural", que promove a contração dos músculos Gastrocnêmio lateral e medial e do músculo Sóleo (a panturrilha). O trabalho destes músculos faze com que o sangue vá seguindo seu fluxo contra a gravidade. Eles são auxiliados pelas válvulas venosas que determinam o fluxo e não deixam o sangue retornar no contra fluxo, chegando assim ao coração

O envelhecimento natural do corpo, a redução das atividades musculares, a inibição dos músculos por fármacos anestésicos em ambiente de UTI (mesmo que por pouco tempo) e alterações culturais na dieta, favorecem a perda de massa muscular e redução de sua ação de maneira eficaz, tendo por consequência lentidão e dificuldade na circulação sanguínea.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.