A importância da fisioterapia hospitalar





O profissional de fisioterapia presta serviços em diversas áreas, que vão de saúde, educação e esporte, até o campo de pesquisa. A base da fisioterapia está na reabilitação respiratória e motora. Entretanto, poucos sabem qual a importância dessa profissão em hospitais que realizam procedimentos de grande complexidade, como cirurgias cardíacas, neurológicas e transplantes de órgãos.
A atuação desses profissionais nas fases pré e pós-operatório é fundamental para evitar alguns tipos de complicações, principalmente respiratórias, e acelerar o processo de recuperação do paciente. "No pré-operatório o fisioterapeuta auxilia na manutenção de algumas condições básicas do paciente para a realização de cirurgias", explica a Maria Lígia. "Já no pós-operatório o objetivo é contribuir para uma rápida e eficiente recuperação, reduzindo o período de internação", completa.

Depois de uma cirurgia, especialmente do coração, a pessoa fica com suas funções cardiorrespiratórias alteradas, já que passou por uma fase de entubação e diminuição ou ausência das atividades pulmonares. "Aí entra em campo o fisioterapeuta, para recuperar essas funções metabólicas", finaliza a especialista.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.