Sinais e sintomas das DTMs




http://www.clinicaevolue.com.br/wp-content/uploads/2011/07/atm.png

A articulação temporomandibular (ATM) é considerada como uma das mais complexas existentes no corpo. Ela faz em torno de 1500 - 2000 movimentos de abrir e fechar a boca por dia. Em virtude da sua extensa dinâmica funcional, a ATM é alvo de disfunções que ocasionam uma sintomatologia dolorosa crânio-facial acompanhada de movimentos estereotipados. A fisioterapia une-se a odontologia, cada uma em sua abordagem própria, para tratar a ATM com objetivos reeducacionais do complexo músculo - ósseo - dentário envolvidos.

1 - Muscular
As desordens podem ocorrer devido ao uso excessivo e incorreto das ATMs onde os músculos sobrecarregados irão desenvolver estados de contraturas e espasmos dolorosos. Os músculos envolvidos nos movimentos da ATM são exatamente os envolvidos com o processo mastigatório. As atividades parafuncionais são as grandes responsáveis pelo estresse muscular que inicia com situações de contratura, evoluindo para miosites ao qual determina dores mio -faciais e/ ou Cervicobraquialgias.

2 - Funcionais
As desordens funcionais encontradas podem estar relacionadas ao disco inter articular, ou a uma incompatibilidade de encaixe das superfícies articulares, ou a uma flacidez da ATM. Estralidos, súbitas oclusões, subluxações são algumas das situações que podem ocorrer com ou sem sintomatologia inflamatória.

3 - Inflamatória
As características inflamatórias estão presentes como dores e edema localizado a nível da própria ATM como também estendido pelos músculos acometidos. As estruturas intra - articulares também sofrem processo inflamatório onde artrite e artrose poderão se estabelecer.

4 - Dentária
Mal formação dentária, ausência de dentes, frio, calor, oclusões dentárias fortes são fatores predisponentes à disfunções da ATM.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.