O zumbido e a fisioterapia






Para o Fisioterapeuta que trabalha com disfunção na artiulação da ATM, o zumbido é uma queixa comum dos pacientes. Logo, por ser um sintoma, é preciso buscar a sua causa. O ruído afeta 17% da população brasileira e suas consequências tem grande repercussão na vida de 20% dos pacientes. Alguns pacientes apresentam alterações na intensidade ou qualidade do zumbido durante movimentos que contraem os músculos, principalmente na região do pescoço e da cabeça.

As dores que surgem em um lugar do corpo e se refletem em outro, denominadas somatossensoriais, podem causar zumbido. Algumas pessoas possuem pontos bem definidos de dor nos músculos. Ao pressionar estas áreas, a dor aparece ou se intensifica assim como o zumbido que pode mudar de caracteristicas,  aumentando ou dimuindo sua intensidade. O objetivo da fisioterapia é minimizar a sensação dolorosa na musculatura ereduzir a intensidade do zumbido e os pontos doloridos. Cerca de 10% dos pacientes com o sintoma se queixam que as contrações musculares influenciam a intensidade do barulho.

O zumbido acaba sendo o resultado da interação dinâmica de centros auditivos e não-auditivos do sistema nervoso. O sistema somatossensorial é um centro que não está relacionado com a audição e sua função é enviar dados sobre a sensação física do indivíduo para o cérebro. Situações estressantes, tensões, nervosismo e as contrações musculares aumentam a percepção do zumbido. Pacientes com zumbido unilateral, sem alterações auditivas e tensão nos músculos da cabeça, face ou pescoço normalmente são diagnosticados com o zumbido somatossensorial.

O tratamento inclui a desativação desses pontos, alongamento, massagem, recomendações para soltar os músculos e orientações para evitar que a musculatura fique "presa". Além disso, são indicadas estratégias para eliminar as outras causas do zumbido. O paciente évisto de forma integral, por isso os profissionais de diferentes especialidades devem realizar um tratamento integrado. O principal objetivo é promover a saúde de quem sofre com o zumbido e melhorar a sua qualidade de vida do paciente.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.