Mudança de hábitos previne quedas e garante a saúde na terceira idade







Com o avanço da idade o corpo muda e os reflexos diminuem, fazendo com que os idosos fiquem mais vulneráveis às quedas. A mudança de alguns hábitos simples ajuda a prevenir os acidentes e conservar a saúde na terceira idade.

Segundo a professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Anielle Takahashi, é preciso estar atento a alguns detalhes que muitas vezes passam despercebidos. "Tem que observar se a sola do chinelo não está muito gasta porque quando isso acontece ele fica deslizando, então é um perigo maior" orientou Anielle.

Ao fazer caminhadas maiores, a recomendação é utilizar calçados fechados ou que possuem alça no calcanhar, além do apoio de uma bengala, que deve ficar na altura do quadril. Também é preciso ter cuidado para não tropeçar em raízes de árvores, calçadas quebradas e buracos. Atravessar nas faixas de pedestres também garante mais segurança.

Solas gastas podem causar escorregões (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

"Outra coisa importante é sempre estar com a vista em dia, procurar um oftalmologista para enxergar bem o que está acontecendo na rua", recomendou a fisioterapeuta.

Para os idosos que utilizam transporte público a orientação é usar o corrimão para subir os degraus do veículo. "Todos devem respeitar, então essa questão de ceder a vaga que realmente está reservada para o idoso, ser um pouco mais gentil, porque no final todos nós vamos envelhecer", disse Anielle.

A psicóloga Elizabeth Joan Barham disse que para se adaptar aos desafios da idade com tranquilidade é preciso cuidar da saúde e procurar atividades que proporcionem bem estar. Segunda ela, a família deve estar presente nessa fase da vida. "Na medida do possível, de manter contato, mesmo que seja a distância por telefone ou métodos mais tecnológicos de acompanhamento, e ter alguém mais por perto que todo dia veja e converse com o idoso sobre suas necessidades", orientou a psicóloga.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.