Ponto gatilho na ATM





O ponto gatilho é área irritável que pode ser encontrado no músculo ou tecidos moles que pode provocar dor, sudorese excessiva, salivação, lacrimejamento, tonteiras e náuseas ou até mesmo zumbido.

O ponto gatilho pode ser ativo, latente ou satélite. O ponto gatilho latente não causa dor, podendo estar associado à restrição de movimentos, disfunção e fraqueza muscular, pode se tornar um ponto gatilho ativo por trauma, apertamento dos dentes, estresse. O ponto gatilho satélite pode referir dor em outra região à distância.

O excesso do uso dos músculos da mastigação pode levar ao aparecimento dos pontos gatilhos. Ex. apertamento dos dentes durante o dia ou durante a noite, bruxismo, interferências na mordida, assim como todos os hábitos parafuncionais e posturais que envolvam os músculos da mastigação.

A efetividade do tratamento dos pontos gatilhos esta associada à correta localização do ponto gatilho, conhecimento da região, assim como na precisão da sua desativação.

A técnica de desativação dos pontos de gatilho ou trigger pont mantem a região livre da dor o que permite maior amplitude dos movimentos.

Procure um fisioterapeuta especializado para tratamento.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.