Beneficios do Pilates na prevenção da Osteoporose




http://www.pilates4u.com.br/wp-content/uploads/2013/06/pilates-no-tratamento-da-osteoporose-pilates4u-vila-mariana.jpg

A osteoporose é uma doença na qual existe perda de massa óssea. Geralmente, é uma patologia silenciosa e assintomática, até que ocorra a primeira fratura. Ela atinge mais as mulheres do que os homens e também indivíduos idosos e sedentários.

A osteoporose ocorre quando há uma falha no processo neoformação e reabsorção da massa óssea. Ela pode ser classificada em dois tipos:

Tipo 1: pós-menopausa, pois com a diminuição dos hormônios sexuais que ocorre durante ela acarreta uma maior reabsorção da massa óssea em contraste com a produção normal ou reduzida.

Tipo 2: senil, na qual há uma queda na produção óssea. Seu tratamento consiste em cultivar uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.
aula de pilates no chão

Pensando nessas alteraçoões, o Pilatespode judar quem tem osteoporose  melhorando o alongamento, aumentando a força muscular, estimulando a coordenação muscular e controlando  a respiração. Vamos abordar cada item separadamente:

Força muscular: o aumento da força muscular auxilia na remodelação óssea por meio do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos.

Alongamento: o alongamento auxilia na adequação de uma postura correta, na flexibilidade e na agilidade dos movimentos. Por isso, ele é fundamental para se evitar quedas. O alongamento axial das vértebras, por sua vez, reduz a compreensão exercida entre uma vértebra e a sua adjacente, prevenindo microtraumas vertebrais.

Coordenação motora: importante para se ter um bom equilíbrio, evitando as quedas indesejadas.

Respiração: o pilates promove a reeducação da respiração, diminuindo, assim, o gasto energético.

Os benefícios no dia a dia são excelentes para que a osteoporose não apareça na vida da mulher (ou homem). Pratique Pilate e coloque a osteoporose longe da sua vida! 

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.