Beneficios do Pilates na prevenção da Osteoporose






http://www.pilates4u.com.br/wp-content/uploads/2013/06/pilates-no-tratamento-da-osteoporose-pilates4u-vila-mariana.jpg

A osteoporose é uma doença na qual existe perda de massa óssea. Geralmente, é uma patologia silenciosa e assintomática, até que ocorra a primeira fratura. Ela atinge mais as mulheres do que os homens e também indivíduos idosos e sedentários.

A osteoporose ocorre quando há uma falha no processo neoformação e reabsorção da massa óssea. Ela pode ser classificada em dois tipos:

Tipo 1: pós-menopausa, pois com a diminuição dos hormônios sexuais que ocorre durante ela acarreta uma maior reabsorção da massa óssea em contraste com a produção normal ou reduzida.

Tipo 2: senil, na qual há uma queda na produção óssea. Seu tratamento consiste em cultivar uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.
aula de pilates no chão

Pensando nessas alteraçoões, o Pilatespode judar quem tem osteoporose  melhorando o alongamento, aumentando a força muscular, estimulando a coordenação muscular e controlando  a respiração. Vamos abordar cada item separadamente:

Força muscular: o aumento da força muscular auxilia na remodelação óssea por meio do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos.

Alongamento: o alongamento auxilia na adequação de uma postura correta, na flexibilidade e na agilidade dos movimentos. Por isso, ele é fundamental para se evitar quedas. O alongamento axial das vértebras, por sua vez, reduz a compreensão exercida entre uma vértebra e a sua adjacente, prevenindo microtraumas vertebrais.

Coordenação motora: importante para se ter um bom equilíbrio, evitando as quedas indesejadas.

Respiração: o pilates promove a reeducação da respiração, diminuindo, assim, o gasto energético.

Os benefícios no dia a dia são excelentes para que a osteoporose não apareça na vida da mulher (ou homem). Pratique Pilate e coloque a osteoporose longe da sua vida! 

Enviado por Quero Conteúdo


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.