4 exercícios de Pilates para a Coluna






http://2.bp.blogspot.com/-sUrxGublk1M/T4EdTGRFGxI/AAAAAAAAAPc/DlhznwbfHgY/s1600/faixa+elastica+tornozelo.JPG

Ouro dia estava conversando com uma aluna e ela me contou que a primeira vez que ouviu falar de pilates foi por uma pessoa que tinha problema na Coluna Vertebral e que o pilates tinha o 'poder de esticá-la todinha'. Ela estava corretíssima. O Pilates possui mesmo exercícios para alongamento não só da coluna mas como para o corpo todo.

É fato que a má postura no dia-a-dia por causar danos à coluna. E para combater este incômodo, o pilates possui técnicas apropriadas que ajudam a aliviar as dores através do condicionamento físico e reeducação postural. Ele promove o fortalecimento e alongamento da musculatura do corpo todo de forma equilibrada. O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Mas, antes de iniciar os exercícios, é fundamental uma avaliação física.
Para que os exercícios sejam feitos corretamente e tenha ótimos resultados, é preciso usar a faixa elástica para pilates, também conhecida como theraband, ou uma toalha dobrada no sentido do comprimento.
Siga as instruções e aprenda a fazer quatro exercícios de pilates para a coluna. Pratique em casa para aliviar as dores na coluna.

Primeiro exercício

O primeiro exercício é para alongar a musculatura posterior da coxa e perna. Deitada, posicione a faixa ou a toalha dobrada no pé direito e alongue toda a musculatura posterior da perna direita. Mantenha a perna de base bem estendida no colchonete, os ombros bem relaxados e a cabeça bem apoiada. Mantenha a posição por aproximadamente um minuto, respirando livremente. Repita o mesmo movimento com a outra perna.

Segundo exercício

Este exercício é conhecido como roll down. Sentada e com a coluna bem ereta, passe a faixa na sola dos pés, unindo bem os membros inferiores. Segure a faixa próxima aos tornozelos e expirando levemente, comece a deitar devagar. Execute este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire levemente e volte à posição sentada e ereta devagar, repetindo este movimento de quatro a cinco vezes.

Terceiro exercício

Ainda deitada, coloque a faixa na região das canelas. Eleve o tronco e segure a faixa entre as pernas. Faça um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços, inspirando e expirando em cinco tempos, repitindo este ciclo respiratório dez vezes. Os abdominais devem estar bem acionados mantendo o umbigo "colado" à coluna.

Quarto exercício

Para terminar os exercícios de pilates para a coluna, faça o squat. Fique em pé em cima da faixa, com os pés um pouco afastados. Segurando uma ponta da faixa em cada mão, desça o quadril em direção ao chão, inclinando levemente o tronco para frente e eleve os braços até a altura dos ombros aumentando a tensão na faixa. Expire enquanto fazer o movimento e inspire enquanto volta à posição inicial. Repita o exercício de cinco a oito vezes. Não se esqueça de manter a coluna sempre ereta e os abdominais acionados

Esse texto foi enviado pelo Aprendendo Pilates

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping