4 exercícios de Pilates para a Coluna






http://2.bp.blogspot.com/-sUrxGublk1M/T4EdTGRFGxI/AAAAAAAAAPc/DlhznwbfHgY/s1600/faixa+elastica+tornozelo.JPG

Ouro dia estava conversando com uma aluna e ela me contou que a primeira vez que ouviu falar de pilates foi por uma pessoa que tinha problema na Coluna Vertebral e que o pilates tinha o 'poder de esticá-la todinha'. Ela estava corretíssima. O Pilates possui mesmo exercícios para alongamento não só da coluna mas como para o corpo todo.

Dicas para profissionais: 

Curso de Biomecânica do Pilates
2 cursos: Pilates e Funcional para Idosos
Suspension online - Pilates em Suspensão
Livros Digitais sobre Pilates

É fato que a má postura no dia-a-dia por causar danos à coluna. E para combater este incômodo, o pilates possui técnicas apropriadas que ajudam a aliviar as dores através do condicionamento físico e reeducação postural. Ele promove o fortalecimento e alongamento da musculatura do corpo todo de forma equilibrada. O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Mas, antes de iniciar os exercícios, é fundamental uma avaliação física.

Para que os exercícios sejam feitos corretamente e tenha ótimos resultados, é preciso usar a faixa elástica para pilates, também conhecida como theraband, ou uma toalha dobrada no sentido do comprimento.

Siga as instruções e aprenda a fazer quatro exercícios de pilates para a coluna. Pratique em casa para aliviar as dores na coluna.

Primeiro exercício

O primeiro exercício é para alongar a musculatura posterior da coxa e perna. Deitada, posicione a faixa ou a toalha dobrada no pé direito e alongue toda a musculatura posterior da perna direita. Mantenha a perna de base bem estendida no colchonete, os ombros bem relaxados e a cabeça bem apoiada. Mantenha a posição por aproximadamente um minuto, respirando livremente. Repita o mesmo movimento com a outra perna.

Segundo exercício

Este exercício é conhecido como roll down. Sentada e com a coluna bem ereta, passe a faixa na sola dos pés, unindo bem os membros inferiores. Segure a faixa próxima aos tornozelos e expirando levemente, comece a deitar devagar. Execute este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire levemente e volte à posição sentada e ereta devagar, repetindo este movimento de quatro a cinco vezes.

Terceiro exercício

Ainda deitada, coloque a faixa na região das canelas. Eleve o tronco e segure a faixa entre as pernas. Faça um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços, inspirando e expirando em cinco tempos, repitindo este ciclo respiratório dez vezes. Os abdominais devem estar bem acionados mantendo o umbigo "colado" à coluna.

Quarto exercício

Para terminar os exercícios de pilates para a coluna, faça o squat. Fique em pé em cima da faixa, com os pés um pouco afastados. Segurando uma ponta da faixa em cada mão, desça o quadril em direção ao chão, inclinando levemente o tronco para frente e eleve os braços até a altura dos ombros aumentando a tensão na faixa. Expire enquanto fazer o movimento e inspire enquanto volta à posição inicial. Repita o exercício de cinco a oito vezes. Não se esqueça de manter a coluna sempre ereta e os abdominais acionados

Esse texto foi enviado pelo Aprendendo Pilates

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.