O alongamento e a capacidade muscular






http://mobilitafisioterapia.com/wp-content/uploads/2014/02/foto-07.jpg

O alongamento é o termo usado para descrever os exercícios físicos que aumentam o comprimento das estruturas constituídas de tecidos moles e, consequentemente, a flexibilidade.

Quando um músculo está encurtado ele apresenta um desalinhamento das fibras musculares e isso impede que ele tenha uma boa contração.  Um músculo encurtado tenha uma capacidade de contração muscular capaz de gerar 60% de sua capacidade de força muscular

A força desenvolvida por um músculo é maior no seu comprimento de repouso, já que esta posição permite a ativação de todas as possíveis pontes cruzadas entre actina e miosina . À medida que o músculo se encurta ocorre diminuição das ligações entre as proteínas contráteis porque ocorre sobreposição dos filamentos, com diminuição da tensão que pode ser desenvolvida. De forma semelhante, se o músculo for alongado além do seu comprimento de repouso, o número de pontes cruzadas também diminui, visto que a sobreposição dos filamentos se reduz drasticamente.

Quando o comprimento do sarcômero em toda a extensão da fibra muscular torna-se muito pequeno em relação ao comprimento ótimo, a capacidade de gerar tensão máxima diminui consideravelmente, gerando a condição denominada de encurtamento muscular. Em resumo, a força gerada pela contração muscular depende da quantidade de pontes cruzadas entre os filamentos de actina e miosina no interior dos sarcômeros.

Quando um músculo está alinhando e alongado pode aumentar essa capacidade para até 80% da sua capacidade de gerar contração e força muscular.

Por causa disso, muitas pessoas erroneamente alegam que o alongamento ajuda no ganho de força, na verdade o alongamento quando bem feito alinha os músculos e com isso ele pode trabalhar próximo da sua capacidade máxima de contração gerando níveis de potência e explosão muscular.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.