Pilates Clínico e a Fisioterapia





O Pilates Clínico consiste numa adaptação de diversos exercícios para que possam ser realizados para pessoas que nunca praticaram atividade física e também para a reabilitação de pessoas com problemas de coluna, para melhorar a postura e diversos problemas de saúde que podem ser beneficiados com o fortalecimento muscular e articular.

Este método de treino foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura, que são excelentes para aumentar a capacidade de concentração e melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões, e devem preferencialmente serem orientados por fisioterapeutas com conhecimento específico de Pilates Clínico.

É  um método que envolve o corpo e a mente. Ele tem como objetivo equilibrar o desempenho em relação ao esforço físico através da integração dos movimentos trabalhando vários grupos musculares simultaneamente, com deslocamentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização do abdômen, coluna e região pélvica.

Diferentemente do pilates feito em academias, o pilates clínico é indicado para quem já fez RPG (Reeducação Postural Global), por exemplo, ou  quer potencializar os resultados, sendo melhor sugerido para portadores de dor que estão num estado mais tênue dos sintomas. Entretanto, não existe contraindicação, nem mesmo para idosos ou gestantes, pois a terapêutica não oferece impacto para o corpo. É um método mais voltado para fisioterapeutas que focam em reabilitação.

Para entender melhor o Pilates Clínico, preciso falar da Coletânea de Pilates Clinico. Você conhece os exercícios certos para tratar casos clínicos com Pilates?  Tenha em mãos conhecimentos específicos para casos clínicos complexos. Clique aqui e saiba mais!


Até a próxima! 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.