Tendinite no ambiente de trabalho







A tendinite nada mais é do que a inflamação do tendão, que, por sua vez, é a estrutura do corpo que liga os músculos aos ossos. Explicando melhor, essa condição é como um machucado em que o organismo inicia o processo inflamatório a fim de reparar a lesão.

Muita gente conhece a tendinite que atinge os pulsos, porém, algumas pessoas não sabem que ela também pode ocorrer nos cotovelos, ombros, joelhos, quadril, tornozelos, pés e mãos. Os sintomas dessa doença incluem:

  • o aquecimento e a vermelhidão na região afetada;
  • dores que podem ser de moderadas a intensas;
  • dificuldade em movimentar a área por conta da dor;
  • sensação de fisgadas ou câimbras.

Movimentos repetitivos são uma das principais causas da tendinite. Normalmente estão associados a necessidades de trabalho, como o uso de computadores, e são considerados causa mecânica. Ela acontece porque com o esforço recorrente acontece a inflamação das fibras que unem os músculos aos ossos. Além disso, as posições desconfortáveis, vibrações e o esforço intenso também podem gerar a tendinite.

É importante salientar que a tendinite por movimentos repetitivos pode acontecer com qualquer pessoa independente da idade ou sexo. Dar uma pausa em longos períodos ou mudar de posição podem ser essenciais para evitar que o problema se desenvolva, ou que piore com o tempo.

Por isso, os trabalhadores são os que mais sofrem com essa condição. Por exemplo, um funcionário que trabalha digitando e não tem o tratamento preventivo é um grande candidato a desenvolver tendinite no pulso. Ou ainda um encarregado que pega objetos pesados o dia inteiro.

O colaborador passa a maior parte do seu dia em sua área de trabalho. Sendo assim, ela deve oferecer conforto e estabilidade para que ele cumpra suas funções de maneira que não prejudique a sua postura e, consequentemente, o seu corpo.

Para quem fica muito tempo na frente do computador, é interessante ter espaço suficiente entre a mesa e a cadeira para que as pernas não fiquem pressionadas e não tenha dificuldade para se movimentar, por exemplo.

Para isso, existe a ergonomia, a ciência que estuda a relação entre o humano e o instrumento de trabalho, de maneira a prevenir doenças ocupacionais e aumentar a produtividade e a eficiência.

A tendinopatia é um problema prevalente substancial, pois interfere na capacidade de uma pessoa levar uma vida fisicamente ativa e saudável, o que tem um efeito considerável sobre a sociedade em geral. Este curso lida com o tratamento fisioterapêutico contemporâneo da tendinopatia, fornecendo uma mistura de revisão de evidências e opinião de especialistas clínicos sobre as tendinopatias de apresentação comum dos membros inferiores e superiores. Esse curso é direcionado para profissionais saúde, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.