Atuação da Fisioterapia na Cardiologia






 Como escolher um bom cardiologista? – Centro de Cardiologia

As doenças cardiovasculares (DCV) correspondem à principal causa de morte no Brasil e em todo o mundo, onde estratégias de saúde pública voltadas para atenção básica têm sido estimuladas por diversos países. Assim, a prevenção dos fatores de risco deve ser considerada meta primordial para evitar futuros eventos cardiovasculares.

A fisioterapia cardiovascular é uma especialidade do fisioterapeuta, esse profissional ajuda na prevenção e na reabilitação de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares.

Ebook Fisioterapia Hospitalar Completa

É importante entender a complexidade dos pacientes cardiopatas, pois existem pacientes com baixa complexidade e precisam de exercícios com foco na prevenção. Mas, existem pacientes de alta complexidade, que não possuem independência nas suas atividades de vida diária, nesse caso o fisioterapeuta cardiovascular ajuda na reabilitação. Para entender se o paciente é de baixa ou alta complexidade é preciso uma boa avaliação (anamnese).

A partir de uma avaliação clínica, com base em exames e histórico do paciente, é estabelecido um método de tratamento que pode ser iniciado em casa, ou mesmo ser a continuidade do tratamento para ser realizado na casa do paciente após a saída do hospital.

A fisioterapia cardiovascular atende pessoas que:

  • apresentam fragilidades cardíacas, situação mais comum em idosos;
  • apresentam riscos cardiovasculares e precisam se prevenir;
  • necessitam de melhora da circulação sanguínea para evitar tromboses;
  • pacientes antes e após cirurgias cardíacas;
  • pessoas com insuficiência cardíaca;
  • pacientes com disautonomia (mudanças no sistema nervoso autônomo que pode alterar a frequência cardíaca, pressão sanguínea, entre outros);
  • pacientes com câncer que passaram por sessões quimioterápicas e radioterápicas.

O papel da fisioterapia é importantíssimo na reabilitação ou na prevenção de qualquer doença. Mas, quando o assunto é fisioterapia cardiovascular, as doenças cardiovasculares são elevadas a outro nível, pois são problemas que envolvem sobretudo a mortalidade.

Nos hipertensos e diabéticos, além de orientações para o autocuidado, monitoramento frequente da pressão arterial e as caminhadas, o papel do fisioterapeuta é importante naqueles usuários cujas condições clínicas ou outras complicações exijam um acompanhamento especial. Nos casos de Diabetes Mellitus, o trabalho em grupo traz benefícios para esses indivíduos, promovendo a saúde através de orientações quanto aos cuidados a serem tomados em relação a alterações de sensibilidade, especialmente nos membros inferiores, importância dos cuidados com a alimentação e da realização de atividade física frequente. Nos grupos, podem ser realizados exercícios respiratórios, de reequilíbrio muscular, proprioceptivos, equilíbrio e coordenação motora, além da hidroterapia, onde for possível.

As principais doenças cardíacas são:

  1. Cardiomiopatia alcoólica
  2. Regurgitação aórtica
  3. Estenose aórtica
  4. Arritmias
  5. Choque cardiogênico
  6. Doença cardíaca congênita
  7. Doença das artérias coronárias (DAC)
  8. Cardiomiopatia dilatada
  9. Endocardite
  10. Infarto do miocárdio
  11. Insuficiência cardíaca
  12. Tumor cardíaco
  13. Cardiomiopatia hipertrófica
  14. Cardiomiopatia idiopática
  15. Cardiomiopatia isquêmica
  16. Regurgitação mitral aguda
  17. Regurgitação mitral crônica
  18. Estenose mitral
  19. Prolapso da válvula mitral
  20. Cardiomiopatia periparto
  21. Estenose pulmonar
  22. Angina estável
  23. Angina instável
  24. Regurgitação tricúspide

A fisioterapia cardiovascular melhora a condição física, social e mental dos pacientes cardíacos, atua no pós-operatório cardiovascular, tratamentos preventivos para controlar e tratar fatores associados as doenças cardiovasculares.

Essa é uma especialidade da fisioterapia que cresce a demanda durante os anos, pois os fisioterapeutas cardiovasculares são essenciais dentro da UTI e dos hospitais, alguns profissionais investem na especialidade justamente para atender nos hospitais já que existem poucos especialistas em fisioterapia cardiovascular.

Excelentes Cursos online de Fisioterapia





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.