Um bom projeto: a Fisioterapia Itinerante






Vi uma entrevista muito bacana sobre a Fisioterapia Itinerante. Foi misturando a vontade de ajudar os mais carentes com o espírito empreendedor que a fisioterapeuta Maria De Las Gracias Franceschini desenvolveu o projeto Fisioterapia Itinerante, um tipo de consultório ambulante que oferece tratamento gratuito a moradores de regiões humildes de São Paulo há sete anos.

"Entrei na faculdade com o objetivo de montar esse ônibus", diz ela, recordando da estranheza dos colegas quando falava sobre a ideia. "Achavam que eu estava doida e não entendiam, mas o que eu queria mesmo era atender uma população que não tivesse acesso a fisioterapia".

Sem o apoio de prefeituras, ela arregaçou as mangas e buscou contato com líderes comunitários, que imediatamente abraçaram o projeto. "A proposta original era ficar seis meses em cada região, mas não consegui sair das três primeiras zonas carentes que atendi".

Maria_Franceschini_327 OK

Maria divide a rotina do Fisioterapia Itinerante com o estudo de técnicas que possam aprimorar o seu trabalho, como acupuntura, RPG e terapia holística. "Atualmente faço curso de microfiosioterapia, uma técnica francesa que chegou ao Brasil há pouco mais de dez anos. Apesar do alto custo, acho importante esse aperfeiçoamento".

Questionada sobre a valorização do profissional na atualidade, Maria é enfática em criticar o mercado. "As clínicas costumam pagar mal. Quem quiser entrar saiba que vai trabalhar muito e ganhar pouco. Sempre digo que se você não tiver amor em suas mãos, não faça fisioterapia".

Vi aqui


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.