Pilates ajuda a retardar a Sarcopenia






A Sarcopenia é parte do processo de envelhecimento fisiológico. Ela é caracterizada pela diminuição dos tecidos conjuntivos, gerando um desequilíbrio no processo de formação e reposição muscular. O músculo produzido também diminui de qualidade.
A Sarcopenia aumenta de forma significativa a partir da quarta década da vida. Ela é um resultado multifatorial, como por exemplo:
  • Deficiência hormonal;
  • Falta de atividade física;
  • Deficiência alimentar.
Ela ainda pode ser exacerbada se associada a doenças da Tireoide ou do metabolismo em geral.
Acredita-se que a perda muscular aconteça progressivamente de 1 a 2% ao ano. Portanto, um idoso de 80 anos tem aproximadamente só 50% do total da sua massa muscular quando jovem.
A diminuição da massa muscular, força e função acontece de maneira progressiva com o funcionamento.
Recentemente, a determinação genética tem sido associada à massa muscular e força muscular em idosos. Esses 2 fenótipos de risco são os mais reconhecidos e estudados para a sarcopenia. Sua herdabilidade varia entre 30 a 85% para força muscular e 45 a 90% para massa muscular.
O desenvolvimento e manutenção da massa muscular no início da idade adulta reduz o risco de desenvolver sarcopenia. Assim, podemos ter um envelhecimento saudável.
Por isso, é importante identificar quais fatores genéticos interagem com o envelhecimento. Em particular, precisamos saber qual a resposta e história pregressa musculoesquelética desse indivíduo ao exercício.
A gente já sabe que as técnicas disponibilizadas pelo pilates minimizam os efeitos do envelhecimento pois ajudam a manter a saúde e as funcionalidades do corpo. O pilates é conhecido como arte do controle e do equilíbrio da mente em comunhão com o corpo. Portanto, visa o controle consciente dos movimentos, aperfeiçoando o físico.
O pilates tem como base seis princípios, que são:
  • Respiração – A respiração correta utiliza dos músculos do abdômen, coordenando-os com os movimentos feitos em atividade;
  • Centralização – Esse é um termo criado por Pilates. A centralização tem como objetivo trabalhar o conjunto de músculos que ajuda a região central do corpo;
  • Concentração – É o pensamento do movimento consciente, que tem como objetivo, aumentar o sensorial do sistema nervoso. Fazendo com que envie mais estímulos aos músculos que vão ser trabalhados;
  • Controle – Utilizar a mente para controlar os movimentos, mantendo um padrão suave;
  • Precisão – Fazer exercícios de forma controlada e eficaz;
  • Fluidez – movimentos contínuos e ritmados.
O método de Pilates consiste em exercícios físicos cuja característica principal é o trabalho resistido e o alongamento dinâmico, realizados em conjunto com a respiração e respeitando os seguintes princípios: controle, precisão, centralização, fluidez de movimento, concentração e respiração. O método visa o reforço dos músculos localizados no centro do corpo (abdominais, paravertebrais, glúteos e músculos do assoalho pélvico), denominados pelo criador Joseph Pilates de centro de força (powerhouse). Ele associou o aprimoramento do desempenho motor, da estabilidade corporal e da postura ao fortalecimento e melhora da flexibilidade desses músculos. Assim, os benefícios do método Pilates compreendem a melhora da força, flexibilidade, postura e de habilidades motoras.
 
No Idoso, os exercícios realizados no pilates têm como um dos objetivos o fortalecimento dos aspectos fisiológicos. Pensando em evitar disfunções a repetição dos exercícios executados, melhora não só a massa muscular, mas também o equilíbrio o que contribui na redução de quedas na terceira idade.
Por isso, é importante que o profissional da área tenha como objetivo: manter a capacidade funcional entendendo a particularidade de cada idoso. Com isso, é possível manter plena as habilidades mentais e físicas, por fim conquistar maior autonomia e independência!
 
Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional.

Um guia que traz o passo a passo de uma boa avaliação no Pilates, tanto no solo (mat pilates), quanto nos aparelhos. Com ele, você vai aprender a saber o nível de capacidade do aluno, descobrir suas dificuldades e o que precisa trabalhar para chegar ao objetivo mais rápido e entregar o melhor resultado possível. Clique aqui e saiba mais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.