Vida de Fisio: atuando na Fisioterapia na Neurologia





http://vestibular.blogs.unipar.br/files/2012/11/bkg-home-640x426.png

Já trabalhei em algumas áreas dentro da Fisioterapia. E a área que eu mais tive que ter paciência para esperar os resultados foi na área neurológica. Isso não é uma reclamação, é apenas uma constatação. Além disso, para quem trabalha com pacientes que tem alguma patologias, é preciso ter muita fé no que se está fazendo. Fé e certeza que o que voce está fazendo, mesmo não trazendo resultado imediato, vai trazer benefício a médio e longo prazo.


A fisioterapia neurofuncional auxilia no tratamento de pacientes que têm as funções motoras comprometidas em decorrência, por exemplo, de um acidente vascular encefálico (AVE). Nesse caso, o tratamento baseado em exercícios auxilia na recuperação dos movimentos, da coordenação motora e da própria força do paciente.

Um dos objetivos mais dificeis que acho é fazer um paciente voltar a andar.
Recuperar a capacidade de andar é um processo longo e doloroso. Exige disciplina, paciência e doses cavalares de força de vontade. Isso tudo para alguém que já lida com o trauma de uma cirurgia no joelho, de um AVC, ou de qualquer outro evento que cause limitações de movimentos nas pernas.
Outra coisa que você tem que lidar é com a própria ansiedade do paciente. Fazê-lo entender que a recuperação pode demorar mais tempo do que ele acha e que muitos exercícios que ele faz (e não gosta) está incluído no processo global.

Paciência e perseverança são duas palavras que, definitivamente não podem faltar ao fisioterapeuta que trabalha com neurologia.


Escrito por Daniela Souto, fisioterapeuta e profissional de Educação Fisica, que escreve no  Faça Fisioterapia, no blog da Educação Fisicaa e atua pela Fisioquality 

Ícone Facebook Ícone Twitter Ícone Google+ Ícone Instagram http://www.sergiofasilva.com/static/images/linkedin.png


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.