Tipos de sintomas da disfunção temporomandibular




http://carolinaely.com.br/wp-content/uploads/2015/06/dtm-fisioterapia-dor-cervical.jpg

ATM significa articulação temporomandibular. Esta articulação é responsável pelos movimentos que você faz com a boca, abrir, fechar, protruir e lateralizar.

Você pode localizar suas ATMs colocando os dedos a frente dos ouvidos e abrindo a boca. Existem duas, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. O nome Temporomandibular vem do contato entre a mandíbula (a parte móvel) e o osso temporal que é fixo ao crânio. O disco articular cartilaginoso fica interposto entre os dois ossos impedindo o contato direto e amortecendo os movimentos mandibulares.

Qualquer alteração em ATM pode resultar em prejuízos ao sistema estomatognático no que diz respeito ao desenvolvimento das funções, em especial, a mastigação, uma vez que a mesma é totalmente dependente do movimento mandibular . Dentre as diversas anomalias que afetam a articulação temporomandibular, a anquilose, ou seja, quando a aderência da articulação com presença de rigidez entre as suas superfícies e os movimentos mandibulares encontram-se impossibilitados ou limitados. Sua gravidade está diretamente relacionada com o tipo de extensão da lesão, a época do acometimento.

As alterações desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).

SINTOMAS

A) Sintomas de causa muscular de disfunção da ATM ou DTM:
– Certos tipos de barulhos ou zumbido no ouvido.
– Sensação de ouvido tampado. Diminuição auditiva, sensibilidade auditiva ou dificuldades, no entendimento, de certos sons, mais graves ou agudos.
– Tontura, atordoamento ou vertigem, sensações de desmaio, podendo levar a queda ao chão, sem motivo aparente (sintomas, semelhantes a labirintite).
– Dores de cabeça, que podem ser constantes ou intermitentes (como nas enxaquecas, cefaleias) ou sensação de pressão na cabeça.
– Dores, estalos no pescoço, ombros, braços, peito, dor embaixo dos seios ou na nuca.
– Fotofobia (aversão a luz – ele procura ficar, em ambientes escuros ou usar óculos escuros), dores nos olhos, vista embaçada, a pálpebra treme.
– Enjoos ou vômitos.
– Limitação de abertura da boca (quando essa limitação, é de causa muscular).
– Certos casos de nevralgia, do trigêmeo.
– Problemas patológicos ou originados por trauma, nos músculos da face.

B) Sintomas de causa articular da disfunção da ATM ou DTM:
– Estalos, crepitações ou barulhos, nas articulações da ATM.
– Luxação ou sub luxação, da Articulação TemporoMandibular.
– Problemas patológicos ou originados por trauma articular.
– Sintomas de dor (podendo causar dor reflexa no ouvido).
– Estalo no pescoço ao movimentá-lo, para os lados.
– Limitação de abertura ou fechamento, ou desvios, na abertura, quando a causa é articular (como nos caso das artroses – desgaste da cabeça da articulações da ATM, por exemplo).

C) Outros tipos de sintomas relativos a ATM ou DTM :
– Problemas posturais, da coluna cervical.
– Hábitos e vícios parafuncionais, profissionais ou emocionais (como apertamento dentário e/ou bruxismo).

Cm ajuda daqui



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.