Fisioterapia e o Bruxismo






Resultado de imagem para bruxismo

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.
Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:
  • O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.
  • encontrando meios de relaxamento a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.
O bruxismo se caracteriza pelo hábito de apertar e ranger os dentes durante o estado do sono produzindo ou não sons.

Pessoas que sofrem de bruxismo normalmente têm fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes, distúrbios da articulação mandibular, dores no pescoço e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação; estalos ao abrir e fechar da boca; dor e zumbido no ouvido e alterações do sono.


Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno.


O estresse e a ansiedade fazem parte da vida e não do bruxismo

Em 100% dos casos as causas deste problema esta associado ao estresse. Por incrível que pareça todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional.

Quando se obtém a informação que a causa do bruxismo é o estresse, ansiedade, ou simplesmente problema de oclusão dos dentes, não ocorre um encorajamento para procurar e investigar outras causas.

A maioria das dores musculoesquelética é de origem mecânica, ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. É por isso que muitos pacientes com bruxismo, ATM, dor de cabeça e de coluna relatam desconforto ao acordar, tendo a melhora "imediata" quando levantam e passam a se movimentar.

O estresse tem se tornado cada vez mais comum e não necessariamente causa da dor, quando compreendido fica fácil administrá-lo.


O que os estudos dizem sobre o Bruxismo?

Estudos mostram que a posição da cabeça para frente leva a um enfraquecimento muscular do pescoço e posteriormente estiramento dos ligamentos, abaulamentos dos discos e nervos da coluna cervical.

Segundo o fisioterapeuta americano Knutson GA, a disfunção dos músculos da articulação da coluna cervical, particularmente da região superior, pode ser considerada como um fator de causa do bruxismo crônico em crianças.

Estudos mostram que o ato de ranger e apertar os dentes são uma tentativa subconsciente de remover interferências ou posicioná-los, a fim de ganhar o máximo de contatos. Isso pode ocorrer devido a uma tentativa de acomodar a cabeça, pescoço, ATM e boca evitando assim uma tensão provocada pela posição inadequada de dormir. Afinal, qual o momento mais comum de aparecer os sintomas do bruxismo?

É possível um tratamento definitivo sem encarar as verdadeiras causas do problema?
As posições agravantes atuam de forma combinada durante o dia e a noite, provocando tensão no pescoço, cabeça e face, e essa condição é mantida ao sentar e deitar, alimentados pelo desconhecimento da ergonomia e da posição do corpo e travesseiros inadequados ao dormir. A posição da cabeça altera a funcionalidade da coluna cervical e da ATM, e essa condição passa despercebido nas avaliações físicas.

O tratamento Ideal

É indispensável no tratamento do bruxismo uma abordagem da fisioterapia que compreenda os fatores de risco e avalie o movimento e a posição da coluna cervical e ATM, complementando assim a abordagem medicamentosa e a utilização das placas interoclusais de silicone ou de acrílico.

Problemas de disfunção na ATM, dor de cabeça e no pescoço devem ser investigados para que o tratamento do bruxismo seja eficiente e definitivo.

Após uma avaliação minuciosa e um exame físico adequado é possível obter um diagnóstico mecânico do problema e desenvolver um tratamento eficaz, seguro, rápido, em poucas sessões, sem medicamento ou cirurgia.

Publicado em 2/10/12 e revisado em 05/11/19



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.