Fisioterapeutas atuando na Ginástica Laboral






É difícil encontrar alguém que nunca se sentiu desconfortável e improdutivo durante um dia de trabalho? Algumas vezes essa indisposição é provocada por problemas pessoais, mas outras, pode ser seu corpo dando sinais. Nesses momentos, alongamentos e alguns minutos fora do posto de trabalho podem renovar as energias. Por isso, muitas empresas estão investindo em ginástica laboral para seus colaboradores. E isso se transformou num ótimo mercado de trabalho para Fisioterapeutas.

A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a quinze minutos diários e tem como objetivo proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção delesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular,respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.

A Ginástica Laboral promove adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, sua prática é exercida no ambiente de trabalho através de exercícios dirigidos e adequados para cada setor ou departamento da empresa. A programação do isioterapeuta na empresa deve estar voltado pra isso.

No momento em que a musculatura está sendo exercitada, há um aumento da temperatura corporal, tecidual e da circulação sanguínea provocados por adaptações fisiológicas. As adaptações físicas proporcionam melhoria na flexibilidade, mobilidade e postura do trabalhador. As psicológicas envolvem mudança de rotina favorecendo o relacionamento patrão/empregado e a integração entre pessoas que circulam pelo ambiente. Há um grande ganho em muitos aspectos.

O programa de Ginástica Laboral através da comunicação ativa expressada pelo corpo e pela cooperação nas atividades exercidas em duplas ou em grupos proporciona um convívio social diário, estabelecendo um encontro marcado com a saúde uma vez que integra as pessoas, e o espírito de equipe passa a prevalecer de forma que possam se conhecer melhor.

Quando estes se exercitam em grupos trabalhando o espírito de equipe, proporciona além de uma melhor qualidade na produtividade, um crescimento pessoal do funcionário, essa mudança de rotina na empresa melhora consequentemente a saúde mental dos mesmos

Para terminar, o programa de Ginástica Laboral (GL) tem como objetivo prevenir a LER/DORT, além de interferir positivamente no relacionamento interpessoal, aliviando as dores corporais proporcionando benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa apresentando resultados mais rápidos e diretos na saúde dos trabalhadores. O fisioterapeuta com seu conhecimento pode ajudar no processo. 

Quer trabalhar com eficiência co um bom caminho para desempenhar um bom trabalho? E se eu te desse o caminho para  elaborar um projeto de ginástica laboral de maneira única? Aprenda a implantar Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte! Clique aqui e saiba mais!




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.