Pilates e as lesões no ombro




http://curapelanatureza.com.br/sites/default/files/field/image/ombro_-_tendinite_-_novo.jpg

Estava participando de um bate papo informal com amigas fisioterapeutas quando uma delas atendeu o celular recomendando a prática do Pilates para a recuperação de lesão de ombro da sogra. Leigos podem até achar estranho essa indicação mas a verdade é que o Pilates é uma ótima opção para recuperação total de lesões o ombro.

Leia também
Quando uma pessoa  apresenta uma lesão no ombro, é comum apresentar diminuição de força muscular do Manguito Rotador (um grupo de músculo responsável por movimentos de rotação e ajudam a controlar os movimentos do ombro). E quando os chamados músculos estabilizadores do ombro, não atuam como deveriam, aumenta a compressão na articulação, além da dor e tensão muscular.O ombro não 'trabalha' direito e é para melhorar esse padrão que o Pilates é bem-vindo.

O Pilates, com os seus exercícios, trabalha o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que o movimento ocorra com maior controle e sem dor. Além disso, tem os exercícios posturais que buscam o bom posicionamento e alongamento dos demais músculos e trabalho do bom posicionamento das articulações vizinhas (como a coluna cervical e torácica). Isso acontece porque os os músculos estão interligados entre si, por cadeias musculares.

  Tenha um ebook gratuito sobre Pilates no Ombro. Clique aqui AGORA!  

É importante lembrar que o trabalho das áreas próximas a lesão (do caso o ombro), contribui para diminuir a dor no local da lesão. Diminuindo a dor no local da lesão, há a possibilidade do fortalecimento para que futuras cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais não gerem uma nova lesão.

O ombro é composto por uma série de articulações que juntamente com os músculos e seus tendões permitem uma mobilidade muito ampla do braço. Essa mobilidade pode levar a problemas de instabilidade ou impacto dos tecidos moles resultando em dor. Conversar com o instrutor de pilates é sempre importante para potencializar a prática.

Até a próxima!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.